Você fala sozinho? Especialistas garantem que o hábito é normal e faz bem à saúde

Segundo a neuropsicóloga e psicopedagoga Adriana Fóz, o hábito ajuda a desenvolver a imaginação, a linguagem, o raciocínio e a memória



Você tem o hábito de falar sozinho? E você se perguntou se isso é normal? Na maioria dos casos, sim. Segundo especialistas, esse é um hábito saudável que ajuda até a organizar os pensamentos. Mesmo que a conversa seja silenciosa, apenas com o movimento da boca, quase todo mundo fala sozinho e é acompanhado pelo costume da infância até a vida adulta.



A consultora de T.I., Thaís Alencar, fala sozinha desde pequena e encontrou no hábito uma forma de superar a insegurança. "É mais porque eu sentia que eu não sabia me expressar direito, eu não sabia organizar minhas falas direito, e a partir do momento que eu comecei a falar sozinha, eu comecei a estruturar meu raciocínio, parece que eu consigo ter uma visão mais ampla do problema e encontro uma solução bem mais rápido do que se eu ficasse pensando dentro da minha cabeça."


Apesar de parecer ser estranho quando alguém é visto na rua conversando sozinho, para a neuropsicóloga e psicopedagoga Adriana Fóz, o hábito ajuda a desenvolver a imaginação, a linguagem, o raciocínio e a memória. "A fala faz com que a gente extravase também muito das nossas emoções, é algo que vem para o equilíbrio da mente", explicou.