Valor Bruto da Produção em Mato Grosso aumenta 35,9%; milho com projeção de safra recorde

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, ontem, a segunda estimativa do Valor Bruto da Produção (VBP) de Mato Grosso para este ano, que aumentou 35,98% ante a última estimativa e totalizou R$ 195,38 bilhões. Deste total, o cereal saltou 71,78% ante a última estimativa de 2021, totalizando R$ 43,31 bilhões decorrentes da cultura do milho em Mato Grosso.



“Nesse sentido, a alta foi pautada pelos elevados patamares de preços, em virtude da menor oferta global esperada para o

milho em 2022, motivada pela quebra da safra sul-americana, bem como a elevada demanda pelo cereal mato-grossense no mercado interno e externo”, explica o instituto, no boletim semanal do milho.


“Além disso, é aguardada uma produção recorde para a safra de 40,56 milhões de toneladas. É importante pautar que as previsões da safra ainda estão em aberto, e o comportamento climático dos próximos meses, que até o momento são otimistas, serão determinantes para a definição das projeções de faturamento do cereal no Estado”, conclui.


Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias)