Quantas vezes por semana deve tomar banho? Estudo de Harvard responde

Há quem adore tomar um bom banho sempre que pode - duas ou três vezes por dia - e outros que encaram este hábito de higiene simplesmente como uma necessidade e algo que têm de fazer, conforme explica um novo estudo publicado pela prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e citado pelo site espanhol Nueva Mujer.



Todavia, se é daqueles que ama enfiar-se debaixo do chuveiro então saiba que expor a pele em demasia à água e a produtos cosméticos de higiene pessoal pode não ser benéfico quando se trata de cuidar do maior órgão do corpo humano. Ou seja, tomar banho em excesso pode tornar a derme mais seca, irritada e provocar inclusive coceiras.


Segundo a pesquisa norte-americana, a frequência dos banhos é um reflexo de costumes e pressões sociais de diferentes culturas, como por exemplo acordar e evitar o desenvolvimento de maus odores.


Como tal, não existe uma regra exata, e a resposta depende dos hábitos e do estilo de vida de cada pessoa.


Contudo, em geral, a Universidade de Harvard aconselha reduzir ao máximo possível o número de banhos que toma por semana.


Mais ainda, os investigadores salientam que deve permanecer debaixo da água durante somente três minutos e focar-se sobretudo na lavagem da zona genital e das axilas.