Prefeitura realiza ação de pulverização e fumacê em combate a dengue.

A Prefeitura de Tapurah, através do departamento de vigilância em saúde está intensificando as ações de combate à dengue, zika vírus e chikungunya, ação que consiste na aplicação de inseticida com o fumacê na zona urbana.



Outra ação da prefeitura vem sendo através da secretaria de obras, pois continua a limpeza de fundo de lotes pelos moradores, sendo que a prefeitura recolhe todo lixo que são colocados nas calçadas em todos os bairros do município.


Contudo, a melhor maneira de se combater essas doenças é impedir que o mosquito se reproduza. O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem, se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.


É necessário que cada morador cuide da sua casa e quintal, com eliminação de focos criadouros, retirada ou a realocação de objetos, que estejam acumulando água parada, servindo para a reprodução do mosquito.