Pode misturar álcool e gasolina no tanque? Entenda

Se você tem carro flex ou não e alguma vez já teve a curiosidade de saber o que acontece se misturar dois tipos diferentes de combustíveis no tanque. Saiba que, hoje 08 de janeiro de 2022, o Lar doce Lar irá te explicar o que acontece se misturar álcool e gasolina no tanque do seu carro.



É possível misturar gasolina e álcool?

Os carros flex se tornaram uma tendência no Brasil, visto que a maioria dos modelos comercializados no país possuem essa tecnologia, que possibilita que os veículos sejam abastecidos com etanol ou gasolina.


Entenda como funciona um motor flex

Um carro denominado flex, é aquele que conta com um propulsor bicombustível que possui bicos injetores com uma maior vazão e tamanho, em relação aos carros monocombustiveis. Além disso, a taxa de compressão também se diferencia de um modelo para outro.

O motor possui também uma sonda lambda, que serve para detectar qual o tipo de combustível que o carro foi abastecido. Além disso, alguns modelos chegam a vir equipados com um sistema de partida a frio, que é perfeito para partidas com etanol em momentos que as temperaturas se encontram mais baixas.


Mas pode misturar os combustíveis?

Quem nunca ouviu que era loucura misturar dois tipos de combustíveis mesmo possuindo um carro flex? Para muitos motoristas, esses carros só devem ser abastecidos ou com álcool ou etanol.


Um detalhe crucial nesse recurso de carros flex, é que não faz diferença para o motor do carro. Sendo assim, o funcionamento ocorre se o álcool e a gasolina forem colocados no automóvel juntos ou não, tampouco importa essa proporção.

Esse é um diferencial dos carros flex, que permitirem que esses combustíveis se misturem sem promover nenhum dano ao veículo e garantindo uma maior flexibilidade.


Desse maneira, o poder de escolha aos donos dos carros que podem optar por qual combustível abastecer nas mais variadas situações, mesmo já havendo um outro tipo de combustível no carro.

Por isso, é possível concluir que embora muitos não saibam, não existe perigo algum para o motor do veículo flex, quando abastecido com dois tipos de combustíveis ao mesmo tempo. Afinal, isso não irá desgastar e nem impactar no funcionamento do seu veículo.


É melhor abastecer com gasolina; etanol ou com apenas um dos dois?

Embora abastecer o veículo com os dois tipos de combustíveis ao mesmo momento não forneça nenhuma ameaça a vida útil do seu carro. Esse abastecimento “misturado” tampouco fará com que o carro apresente um desenvolvimento inferior ou superior que o abastecimento com apenas gasolina, ou apenas álcool.


Para saber qual a melhor opção para você abastecer o seu carro, basta apenas ficar atento à sua situação, ou seja, o que você necessita e suas opções. O etanol além de ser um combustível mais limpo e poluir menos o meio ambiente, também costuma ser mais barato do que a gasolina.


No entanto, o etanol costuma ter um consumo muito maior do que a gasolina. A gasolina apresenta-se como uma opção mais viável para quem necessita percorrer longas distâncias sem a necessidade de parar a todo momento em postos de combustíveis para abastecer.