Certeza de voto cresce; Lula e Bolsonaro seguem consolidados.

A eleição para a sucessão presidencial no Brasil está cada vez mais cristalizada. Pesquisa PoderData realizada de 5 a 7 de junho de 2022 mostra que cresceu para 82% os que já escolheram algum pré-candidato e não pretendem mudar de voto até outubro. O dado aferido nesta rodada é 9 pontos percentuais maior do que o registrado 3 meses antes. Os que ainda podem mudar de escolha são só 11%. Em abril, 18% haviam feito essa afirmação.



Ainda há 7% que não sabem se estão decididos ou não do voto –ante 9% no último estudo

Juntos, Luiz Inácio Lula da Silva (43%) e Jair Bolsonaro (35%) concentram 78% das intenções de voto, segundo a mesma rodada da pesquisa. Desses eleitores, 90% de ambos os pré-candidatos dizem estar totalmente decididos da escolha e votarão “com certeza” no nome escolhido. Entre os que escolheram Ciro Gomes (6%), do PDT, que está em 3º lugar no cenário geral, 32% admitem a possibilidade de votar em outro nome em outubro. Os que estão decididos da escolha nesse estrato são 64%.


Dos 5% que pretendem anular o voto ou votar em branco, 68% estão totalmente decididos dessa posição. Outros 28% ainda podem migrar para algum pré-candidato.