Bolsonaro confirma programa social “Auxílio Brasil”, maior que o Bolsa Família

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta 4ª feira (4.ago.2021) o nome do novo programa social do governo, o “Auxílio Brasil”. O chefe do Executivo afirmou que o benefício do programa será “pelo menos 50% maior que do Bolsa Família“. Deu a declaração nesta tarde durante a cerimônia de posse de Ciro Nogueira como novo ministro da Casa Civil.


“Estamos aprofundando de modo que tenhamos o novo programa. Auxílio Brasil de pelo menos 50% maior do que o Bolsa Família. Eu falo 50% porque os outros 50% vou deixar pro Paulo Guedes [ministro da Economia] anunciar“, disse. O valor médio atual pago pelo Bolsa Família é de R$ 190.


O presidente afirmou mais cedo que o valor “ideal” do benefício aos brasileiros é de R$ 400. Segundo o chefe do Executivo, a mudança é estudada para novembro ou dezembro. “Ano passado apenas nós despendemos mais recursos do que em 13 anos do programa Bolsa Família”, afirmou.


Em seu discurso de posse, Ciro citou que buscará combater a “fome, miséria e desigualdade social”. Ele citou que o novo programa social do governo terá valores mais altos para os beneficiários.


“Não temos vergonha de falar em desigualdade social. Temos vergonha que, apesar dos que nos antecederam, ela continue existindo e, por isso, que o governo lançará um ambicioso e amplo programa social com valores mais altos nos seus benefícios”, afirmou o ministro.


Conforme o Poder360 mostrou, o novo programa incluirá beneficiários atletas, alunos com alto rendimento escolar e também será um complemento para quem busca emprego, entre outros. A princípio o Bolsa Família continuará existindo com esse nome e será parte do novo programa.


O nome da nova iniciativa pega carona no Auxílio Emergencial, pago no ano passado e neste para reduzir os efeitos da pandemia na renda dos mais pobres. A avaliação do governo é que o termo auxílio está fortemente ligado ao governo Bolsonaro. Com o novo programa em vigor, não haveria problema de manter também o nome Bolsa Família como parte do escopo maior.