Agenda da Semana: PEC dos Precatórios, IPCA, Flávio Bolsonaro e Pesquisa PoderData

PEC dos Precatórios

A PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Precatórios é o tema principal da semana que se inicia. Foi aprovada na Câmara, em 1º turno, na 4ª feira (3.nov). Teve só 4 votos além do mínimo. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer o 2º turno na 3ª feira (9.nov).



PDT e PSB querem que os integrantes de suas bancadas que votaram a favor da PEC sejam contrários no 2º turno. Há risco de derrota para o governo. Sem a PEC, será difícil pagar o Auxílio Brasil de R$ 400 no próximo ano.


O ex-ministro Ciro Gomes afirmou na 5ª feira (4.nov.2021) que vai suspender sua pré-candidatura à Presidência da República depois do apoio do PDT à aprovação da PEC.


IPCA

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de outubro será divulgado na 4ª feira (10.nov). A expectativa do mercado é que o acumulado em 12 meses será maior do que em setembro. Aumentará a importância do Auxílio Brasil para o orçamento dos mais pobres. Também para a reeleição de Bolsonaro.


Flávio Bolsonaro

A 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) retoma na próxima 3ª feira (9.nov.2021) o julgamento de recurso do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) para anular as decisões do caso das “rachadinhas”. A análise foi iniciada em setembro, mas acabou suspensa por um pedido de vista (mais tempo de análise) do ministro João Otávio de Noronha.


PoderData

Na 5ª feira (11.nov.2021), os leitores do Drive e do Poder360 conhecerão os resultados da pesquisa do PoderData. É a única empresa que afere a aprovação do governo a cada 15 dias.