6 dicas para ‘limpar’ o WhatsApp e liberar espaço no celular

Conheça algumas formas de apagar arquivos do aplicativo de mensagens e deixar mais espaço de armazenamento livre no seu celular.

Sempre que o usuário compartilha um arquivo via WhatsApp, o mensageiro salva essa informação no armazenamento interno do smartphone. Essa característica acaba fazendo com que o aparelho acumule muitos dados desnecessários que pesam na memória e provocam travamentos.



Para evitar que isso ocorra, é preciso excluir essas informações inúteis. Isso é possível ativando o modo de economia de dados, apagado conversas ou limpando o diretório do celular. Abaixo, veja seis truques para se livrar de arquivos desnecessários do WhatsApp.

1 – Aplicativos de limpeza

Algumas ferramentas encontram e excluem esse tipo de arquivo do celular, como o Cleaner for WhatsApp, disponível apenas para Android. No caso de quem tem um iPhone, o app Phone Cleaner também é bastante útil e oferece recursos semelhantes.


2. Limpeza manual

É possível fazer essa limpeza de forma manual, sem precisar de um aplicativo. Basta acessar o diretório do celular Android e encontrar a pasta do WhatsApp, que normalmente fica em “Meus Arquivos”, na opção “Armazenamento Interno”. É só entrar e excluir todos os arquivos que desejar.


3 – Modo de economia de dados

Os iPhones e demais aparelhos da Apple contam com o modo de economia, que interrompe o download automático de todas as mídias enviadas pelo WhatsApp, incluindo mensagens de voz. A função fica no menu “Ajustes”, na opção “Celular”.

4 – Download automático de mídias

Outra maneira de liberar espaço é desativando o download automático de arquivos na opção “Uso de Dados”, localizada nas configurações do aparelho. Dessa forma, os arquivos só serão baixados e salvos quando o usuário quiser.


5 – Limpar chats arquivados

Um recurso bastante popular no WhatsApp é o arquivamento de mensagens. No entanto, muitos donos de contas acabam se esquecendo dessas conversas, que depois de algum tempo só servem para ocupar espaço. A limpeza das mensagens arquivadas precisa ser feita manualmente, conversa por conversa.


6 – Apagar mensagens

A última dica é apagar todas as mensagens dos grupos, sem precisar sair deles. Esse processo de excluir os vídeos, imagens, mensagens e outras mídias salvas libera espaço no armazenamento. Basta acessar as configurações do WhatsApp, clicar em “Conversas”, depois em “Histórico de Conversas”, e por fim em “Limpar todas as conversas”.